A UE apoiou a proposta do Governo espanhol para elevar a dieta mediterrânica a Património Mundial da UNESCO. A "recomendação" deve ser ratificada pelo Comité Executivo da Convenção sobre o Património Mundial Imaterial da Humanidade que se reunirá em Nairobi 1entre 14 e19 de Novembro.
O processo foi iniciado pela Espanha e Itália em 2007 tendo a Grécia e Marrocos aderido posteriormente. Pela ausência do apoio português, supõe-se que, para o Governo, ou esta matéria não é suficientemente importante para lhe ser dedicada atenção ou se julga que a nossa dieta é de influência atlântica...
A dieta mediterrânica é baseada no consumo de alimentos ricos em fibras (cereais, leguminosas, frutas e legumes), azeite e peixe, e é amplamente reconhecida como uma dieta saudável e nutritiva,que ajuda a combater o envelhecimento celular e as doenças cardiovasculares.
Como Ricardo Reis defendia, sigamos Epicuro - defendamos a Liberdade, cultivemos a Amizade, encontremos Tempo para reflectir - e comamos, bebamos e amemos... à maneira lusa e com produtos locais. Mediterrânicos. Nossos.
Sem comentários:
Enviar um comentário