(Fonte: Wikipedia) |
(Fonte: viajar.clix.pt) |
Produtos DOP e IGP:
- Cabrito das Terras Altas do Minho IGP
- Carne Barrosã DOP
- Carne cachena da Peneda DOP
- Mel das Terras Altas do Minho DOP
Bebidas:
Vinhos
DOP "Vinho Verde", Sub-região Cávado
Outras
Produção concelhia:
Produtores / Fabricantes:
Pratos típicos característicos do concelho:
"Os pratos típicos do concelho de Terras de Bouro estão relacionados com as suas características de “terra de montanha” e com os produtos hortícolas que a terra oferece, dos quais se salienta as couves, os feijões e as batatas, consumidos de forma simples em sopas e cozidos. A carne de cabrito, cujo sabor característico se deve à alimentação dos animais, torna-se ainda melhor assada nos fornos de lenha. A carne de porco, a mais consumida pelos habitantes do concelho, é salgada e comida durante todo o ano.
Os doces que mais se distinguem são, sem dúvida, os que se confeccionam na época natalícia, como a aletria ou as rabanadas.
Cozido à Terras de Bouro
Prato tradicional de Terras de Bouro, o Cozido de Couves com Feijão, composto por feijão (amarela) e couves “galegas” dos quinteiros das terras altas e expostas ao frio da região de Bouro; as carnes, só de porco, “bichorro” medrado das lavaduras gordas.
Não havendo qualquer tipo de refogado na sua confecção, as couves, em abundância, são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe dar paladar. O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo, posteriormente, na mesma travessa que vai ser posta na mesa. Os temperos são feitos com azeite, vinagre e alho. Acompanhamento pelos verdes tintos da região, de marca ou de lavrador.
Aletria
Deita-se 1 kg de aletria a cozer em água a ferver com 1 colher de sopa de azeite. Quando estiver meia cozida, retira-se, escorre-se numa peneira e vai a acabar de cozer em leite com açúcar. Logo que cozida, retira-se e põe-se de novo a escorrer. Em panela à parte, põe-se a ferver 1/2 litro de leite com a casca de limão, 12 flores de laranjeira fresca ou de conserva, 12 ovos (12 gemas e 3 claras batidas), 100 g de amêndoas torradas e picadas grossas. Quando pronto, envolve-se neste molho a aletria cozida, e vai de novo ao lume a ferver mais um pouco, em lume brando. Deixa-se arrefecer e serve-se polvilhada de canela enfeitada com amêndoas inteiras.
(Fonte: Fins-de-semana Gastronómicos)
"Sarrabulho de Terras de Bouro
Rojões:
- Redenho;
- Toucinho gordo e entremeado (fresco);
- Febras de porco;
- Coração e fígado de porco;
- Tripa enfarinhada;
- Bucho enfarinhado;
- Sangue de porco cozido;
- Banha;
- Sal, pimenta e cominhos q.b..
Preparação:
Numa panela de ferro, põe-se a banha a aquecer, juntando aos poucos o toucinho, as febras e o redenho cortados bocados muito pequeninos. Tempera-se com sal, pimenta, alhos, louro e cominhos e deixa-se cozer lentamente no pingue que então se fornou.
Quando as carnes estiverem prontas, junta-se a tripa e o bucho enfarinhado, o coração e o fígado, fritos à parte, e também e também eles cortados em bocados muito pequenos.
Numa terrina previamente aquecida, põe-se os rojões que são servidos imersos no pingue em que foram preparados mais as restantes frituras."
(Fonte: C.M. Terras de Bouro)
Doçaria:
Restaurantes referenciados:
O Abocanhado
Lugar de Brufe – Brufe – Terras de Bouro ; 4840-020 BRUFE TBR ;
Longitude: 8º 14` 22.22`` W ; Latitude: 41º 45` 51.46`` N
Telf.: 253 352 944 ; Tlm.: 91 117 35 17
http://www.abocanhado.com ; Email: info@abocanhado.com
Eventos de teor gastronómico:
Fins-de-Semana Gastronómicos - Em 2012, de 3 a 5 de Fevereiro
Agradecimentos:
Nuno Trindade (ver comentários)
Bibliografia:
Produtos Tradicionais Portugueses, Ed. M.A.D.R.P, 2001
Guia de Compras-produtos Tradicionais 2011, Ed. QUALIFICA/Publiagro
Vinhos e Aguardentes de Portugal, Anuário 2009, Ed. Instituto da Vinha e do Vinho I.P.
Boa Cama, Boa Mesa, 2011, Ed. Expresso
Guia Restaurantes e Vinhos de Portugal, 2008, Ed. Media Capital Edições
Fins-de-Semana Gastronómicos
EM CONSTRUÇÃO - O post irá sendo actualizado à medida que novas informações sejam obtidas.
Achegas e comentários, bem vindos como sempre