sábado, 21 de janeiro de 2012

Gastroescritas: The Family Meal


Chegado finalmente às minhas mãos, após recomendações múltiplas de amigos e vozes a que me habituei a dar atenção, o livro (o "primeiro e único") do Ferran Adrià sobre cozinha caseira.

Não. Não é um livro sobre comida caseira.

É a recolha das receitas dos menus servidos aos 75 membros da equipa do El Bulli - chefs incluídos - durante os seis meses anuais de abertura ao público. "As pessoas espantam-se frequentemente quando sabem que comemos comida vulgar", diz-se no prólogo, contrariando a ideia de que o staff comeria o mesmo tipo de elaboradas criações que fizeram a justa fama do restaurante. Obviamente impossível, se considerarmos o tempo de preparação necessário, o tempo de degustação e os custos associados. Nas cozinhas do El Bulli come-se simples. E come-se bem.

(Foto de divulgação via João Miguel Simões /  http://myworldaddressbook.blogspot.com  )

"Nós acreditamos que quem come bem, cozinha bem". Onde se poderá esperar comer bem se não no que foi considerado vezes suficientes o melhor restaurante do mundo? A "refeição da família", assim a denominam. Família porque se consideram uma família. Da família corporativa à família de cada leitor foi um passo lógico e assim surgiu este livro, direccionado a todos, experientes ou menos experientes.

Os pratos são agrupados tal como são servidos: menus diários constituídos por uma entrada, um prato, uma sobremesa. São quase receitas filmadas, com fotografias para cada passo, explicações sucintas para preencher os poucos vazios, ingredientes e já está.

(Foto de divulgação via João Miguel Simões /  http://myworldaddressbook.blogspot.com  )


(Foto de divulgação via João Miguel Simões /  http://myworldaddressbook.blogspot.com  )


Como bom pedagogo, Adrià introduz-nos primeiro ao modo de preparar os básicos: "picada", molho de tomate, molho bolonhês, "pesto", molho de barbecue, molho "teriyaki", "croutons", caldos de peixe e carne. Só depois expõe os diversos menus que incluem coisas tão promissoras para fazer e degustar como "sopa miso com ameijoas, carapaus em vinagreta, biscoitos de amêndoa", "gazpacho, arroz negro com chocos, pão com chocolate e azeite", "salada de batata, caril tailandês de carne, morangos em vinagre", "salada waldorf, sopa de massa chinesa com mexilhão, sopa de melão e hortelã com toranja rosa".

É de experimentar e repetir.



"The Family Meal. Home Cooking with Ferran Adrià, Ed. Phaidon, s/data (2011)
Preço de capa 19.995 £ / 24.95 € (via net)


Sem comentários:

Enviar um comentário