quarta-feira, 18 de maio de 2011

Portugal Gastronómico §9 - Confrarias - Distritos de Leiria e Santarém

Agrupadas na Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, existem

LEIRIA

CONFRARIA DO BODO
Desde 25 de Novembro de 2005.

Objectivos: a defesa e divulgação das Festas do Bodo; o levantamento, defesa e divulgação do Património Cultural e Gastronómico do Concelho de Pombal; desenvolver actividades culturais, nomeadamente palestras, exposições, concursos, passeios, etc; promover a solidariedade social; estabelecer relações com outras Confrarias, privilegiando as que se ocupam dos mesmos objectivos e colaborar com as Entidades e Órgãos locais em acções com vista à divulgação dos bens culturais do Concelho.

Apartado 1190, 3100-301 Pombal ; Telef.: 236209220 ; confrariadobodo@mail.telepac.pt

CONFRARIA GASTRONÓMICA PINHAL DO REI - LEIRIA
Desde 23 de Fevereiro de 2008.

A Confraria tem por objectivo o levantamento, defesa e divulgação do Património Gastronómico e Vinícola da Região de Leiria.

Avenida Marquês de Pombal, nº338 1º F, 2410-152 Leiria ; http://www.cgpinhaldorei.com


SANTARÉM

CONFRARIA DA GASTRONOMIA DO RIBATEJO
Desde 03 de Outubro de 2000.

Objectivos: Investigação e divulgação do Património Gastronómico Ribatejano, sem no entanto, reprimir a sua evolução natural e adequada a processos tecnicamente tidos como correctos. Incentivar a investigação do Património Gastronómico Ribatejano nos seus múltiplos aspectos: receituário, arte e técnica da cozinha tradicional, pesquisa das antigas casas de comida, cozinheiras e cozinheiros famosos, evolução dos pratos e todos os outros que permitam fazer a reconstituição histórica da cozinha dos nossos antepassados e afirmar a sua razão de ser nos dias de hoje.

Rua Pedro de Santarém nº 102, 2000-223 Santarém ; Tel. 243330330 ; www.cgr.pt ; burradeferro@cgr.pt

CONFRARIA GASTRONÓMICA DE ALMEIRIM
Desde 01 de Janeiro de 2005.

Objectivos :
Zelar pelas boas Usanças na Arte Gastronómica e Enófila.
Promover os produtos do Concelho de Almeirim recorrendo para tal à organização de eventos de cariz diverso, tais como: Mostras e Festivais Gastronómicos, Provas de Vinhos, Conferências e Simpósios e demais acções de carácter promocional em defesa do Património Cultural, Histórico e Tradicional do concelho de Almeirim.
Assegurar a Digna e Condigna representação de concelho de Almeirim em todos os eventos em que for solicitada a presença desta Emérita Confraria.

Rua Porto Santo, Lote n.º7 R/C, 2080-112 Almeirim ; Tel: 243 579 050 ; info@confrariaalmeirim.com ; http://www.confrariaalmeirim.com/

CONFRARIA GASTRONÓMICA OS TANHEIROS
Desde 18 de Julho de 2006.

Iniciativas:

a) Organizar encontros gastronómicos, festas, banquetes, provas, conferências e outras manifestações em prol da gastronomia da nossa terra.

b) Apoia ao levantamento, estudo, Investigação e divulgação do receituário e da sua história e do artesanato da rregião.

c) Defender a divulgação da gastronomia da nossa terra e de toda a região ribatejana, garantindo a continuidade e evolação das receitas tradicionais.

d) Promover a reconstituição histórica da cozinha dos nossos antepassados, nomeadamente a Sopa de peixe do rio; Torricado; Molho de Tomate; Arelhos com ovos; Caracóis; Magusto com bacalhau assado; Miga de batata; Massa à barrão; Misturadas; Sopa de cardos e Sopa de três por um.

Rua da Escola, nº15- Secorio, 2005-094 Moçarria - Santarém ; cgostanheiros@sapo.pt ; http://www.cgostanheiros.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário