quinta-feira, 26 de maio de 2011

Portugal Gastronómico §12 - Confrarias: Distrito de Faro

Agrupadas na Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, existem

Desde 09 de Setembro de 2005.

Objectivos: Defender e divulgar a autenticidade da verdadeira gastronomia algarvia. Promover a nível regional, nacional e internacional a gastronomia algarvia, através das formas tidas como adequadas.

Rua Padre Evaristo do Rosário Guerreiro, nº11, 8500-715 Portimão ; cgalgarve@netcabo.pt ; http://www.cgalgarve.com/


Nascida a 27 de Outubro de 2008 em Vila Real de Santo António, a Confraria do Atum tem como principal objectivo promover o atum como produto típico Vila-realense e seus pratos derivados tal como a gastronomia local.


No início do século XIX até ao século XX VRSA foi o local onde a indústria conserveira conheceu grande expansão; várias fábricas surgiram. De origem italiana, espanhola e portuguesa, fábricas como a Ramirez, Tenório, Parodi, José Ritta, Boa esperança, Pilotos e Capa, Capa e filhos e Cofaco deram um novo rumo à Vila Pombalina.


Desde então as gentes desta Vila piscatória tornada cidade têm vindo a desenvolver produtos gastronómicos de grande qualidade e variedade baseados no atum.


Os petiscos mais apreciados são a estupeta, a muxama e ova de atum como entradas e os pratos variam desde o Atum com feijão branco, mormos de atum no forno, bifes de atum em cebolada, tarantelo, espinheta e orelha de atum, etc.


A variedade é ínfima, a qualidade uma certeza pois, neste momento, com a fábrica de Conservas Dâmaso recorrendo aos mais modernos processos de equipamento para tratamento do atum, é garantida a máxima higiene e qualidade do atum dali proveniente. (do site da Confraria)

Rua Cândido do Reis, 89, 8900-254 Vila Real de Santo António ; confrariadoatum@iol.pt ; http://confrariadoatum.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário