quinta-feira, 5 de maio de 2011

Portugal Gastronómico §2 - Confrarias - Distritos de Viana do Castelo e Braga

Agrupadas na Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, existem, por Distrito

VIANA DO CASTELO

CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO
Nasceu a partir do 1º Congresso de Gastronomia de Viana do Castelo realizado em 17 de Março de 1984. Fundadora da Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa.

Tem por fim defender a autenticidade da Gastronomia do Minho e promovê-la a nível nacional e internacional, assim como promover jornadas de Gastronomia Regional. Criação de um símbolo da “Confraria” que será atribuído e afixado como recomendação à entrada dos restaurantes onde for servida Gastronomia Minhota.

Castelo de Santiago da Barra, Viana do Castelo ; 258 820 270 ; info@rtam.pt


BRAGA

CONFRARIA GASTRONÓMICA DA PANELA AO LUME
A Confraria nasceu de uma união de alguns leitores de “O Comércio do Porto”, a partir das crónicas Dominicais ali publicadas desde Abril de 1986 – “Panela ao Lume” tendo tido a primeira reunião a 1 de Dezembro de 1986. Fundadora da Federação Nacional das Confrarias de Gastronomia Portuguesas.

É objectivo fundamental a investigação, estudo, divulgação e defesa do Património Gastronómico Português e de toda a Gastronomia. A Confraria procura difundir indicações de interesse gastronómico: receituário, análise histórica de receitas e dietas, receituários e roteiros de restaurantes, fomentar e/ou participar em Colóquios, Congressos e outras reuniões de carácter cultural no âmbito da Gastronomia. Nesse sentido realiza almoços temáticos: bacalhau, cabrito, lampreia, papas de sarrabulho, antecedidos sempre de um acto cultural alusivo ao prato ou à região onde o evento tiver lugar.

Rua Paulo VI, 742 - 2º - Apartado 179 - Guimarães ; 253416228 ; E-mail: cplreistorgal20@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário