quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Asterix em Lindavelius

Sinto-me colectivamente ofendido - deverei antes dizer, solidariamente ofendido - com alguma da publicidade que passa em horário nobre nos canais televisivos de sinal aberto nesta mui nobre época consumistico-natalícia.

O desemprego aumenta,  pensões, salários e subsídios são garbosamente desbastados, o clima geral é de preocupação e pespegam-nos em prime time com um avô, portador de um evidente problema de sincronia entre o movimento dos seus lábios e as palavras que nos envia, em destemperada aquisição de bolas de futebol, computadores, jóias e mais sei lá para a sua extensa e desadequada ao euro família, como se não houvesse 2012!

Blhec. Em verdade vos digo, dentro do espírito transparente e fraternal da época, vão mas é pregar o exagero para uma freguesia mais próxima do Pólo Norte, dessas com bacalhau e petróleo e com um grandessísimo be-lhe-que por benção.

Em coerência com a frugalidade dos tempos, decidi-me assim por uma proposta mais poupadinha na conta que não no prazer proporcionado.

Na estrada que liga Algés e Linda-a-Velha, encafuado no meio de uma das inúmeras propostas urbanísticas que encheu os bolsos a quase todos os envolvidos e as ruas a quase todas as cidades e vilas deste país nos últimos vinte anos - e que, por ser igual a todas as outras, me torna difícil identificar, fica o Farol da Torre.

Não tem aspirações a estrela, não tem decoração que entusiasme (ou mesmo aconchegue); tem um serviço simpático, uns donos disponíveis para conversar sobre a comida que fazem e, principalmente, vontade de fazer saboroso, vontade de agradar a quem os procura.

Uns rissois de leitão catitas, alguma cozinha tradicional e pratos de caça sempre que a ocasião o proporciona.


Estas iscas de javali caíram muito bem e o sarapatéu (que de sarapatel nada tinha, era antes carne longamente marinada em vinha de alhos e vinho verde tinto) do mesmo, ainda que errado no nome, acertava como proposta.



É pouco? Não é nada. Na sua despretensão, é muito bem vindo nestes dias de borrasca, porto de abrigo para os pequenos prazeres do dia-a-dia.

Farol da Torre
Rua Marcelino Mesquita, 13, Loja 5, 2795-134 Linda-a-Velha
Tel.: 213011338

Sem comentários:

Enviar um comentário