Até ao próximo dia 26 decorre mais uma edição Lisboa Restaurant Week. Por 20 euros, têm os cidadãos com apetite gourmet a oportunidade de degustar um menu completo - entrada, prato principal e sobremesa - em alguns dos mais mediatizados restaurantes da capital.
Dos 20 euros,
- 1 euro será para uma causa social,
- 4,60 euros serão para a causa pública (IVA),
- 0,40 euros serão para a causa bancária (média estimada das comissões cobradas nos diversos cartões de débito e crédito).
Diz a teoria (um bocadinho empírica) que, por razões de sanidade económica do restaurante, o preço de custo de uma refeição deverá situar-se nas cercanias dos 25% do preço de venda. O que implica que o preço de custo teórico dos menus servidos no âmbito desta acção deveria ser ... 3,50 euros.
No caso dos grandes nomes que integram a lista, isto significará uma de três coisas: ou têm prejuízo com o evento, ou apresentam um produto abaixo dos seus padrões ou realizam o milagre da multiplicação do valor a pagar - considerando como extra e aos preços normais, couvert, café e o que mais se inventar, não esquecendo as margens habituais nos vinhos -, transformando uma refeição de (19+1) € numa de (19+1+15) euros.
Qualquer que seja a opção ficará sempre alguém a perder. E por mais que não pareça, eu acho que será sempre o restaurante.
Sem comentários:
Enviar um comentário