segunda-feira, 28 de março de 2011

Portugal Gastronómico #20 - Batalha

(Fonte: Wikipedia)
(Fonte: viajar.clix.pt)
Produtos DOP e IGP:

Pêra Rocha do Oeste DOP

Bebidas:

Vinhos

IGP Lisboa, Sub-região Alta Estremadura
DOP Encostas d'Aire

Outras


Produção concelhia:

Doçaria, vinho, azeite, fruta.

Produtores / Fabricantes:

Pudins da Batalha 
Pastelaria Oliveira | Tel.: 244 769 930

Vinho
Adega Cooperativa da Batalha | www.adegadabatalha.pt | jfialho@adegadabatalha.pt)

Azeite
Pia do Urso (Lagar do Azeite | www.piadourso.com | info@piadourso.com )


Pratos típicos característicos do concelho:


Sopas:

Sopas de Verde – caldo sanguinolento (confeccionado com as vísceras dos animais caprinos) perfumado com hortelã, no qual se deitam grossas fatias de pão ou se amiúda a broa.

Canja de galinha.

Carne:

Tachadéu – Nome pelo qual é conhecida a fritada de porco em tacho de barro.

Morcela de Arroz – A Alta Estremadura é a região por excelência das morcelas de arroz, existindo aproximadamente 20 tipos diferentes. No Concelho da Batalha são confeccionados diferentes tipos deste enchido. Na sede de Concelho são características as morcelas com sangue e pouco arroz, enquanto que na localidade de Reguengo do Fetal existem dois tipos diferentes: uma de sangue e outra denominada “Branca”, uma vez que não inclui o sangue na sua confecção.
Recentemente, foi criada a Confraria da Morcela de Arroz da Alta Estremadura, que tem como principal missão, defender e promover esta iguaria.

Bucho, Cachola à minha moda (Mapone), Cabidela.

Peixe:

Tibornadas – designado actualmente por bacalhau com batatas a murro.

Carapaus fritos e ressoados.

Doçaria:

Bolos de Ferradura – bolos típicos das romarias do Concelho.

Cavacas do Reguengo do Fetal – uma receita típica desta localidade, muito popular nas romarias.

Bolos de Palma e Bolo de Perna – doçaria típica da localidade de Reguengo do Fetal.

Pudim da Batalha - doçaria moderna, com início nos anos 30 do Século XX.






Restaurantes referenciados:

A ROTA GASTRONÓMICA SERRANA é uma boa opção para conhecer a gastronomia e os restaurantes da região:

Tendo o Concelho da Batalha grande parte da sua área situada numa região serrana, é natural que se acentuem usos e costumes muito próprios da vida quotidiana dos seus habitantes. De entre eles, a gastronomia ocupa um primordial destaque, quer pela simplicidade, advinda dos recursos naturais, quer pela frugalidade enraizada no viver das pessoas. Uma vida simples, algo despreocupada, tradicionalmente rural, levou os povos a auto-abastecerem-se nos seus próprios recursos, subtraindo ao cultivo das leiras, à pastorícia e ao chiqueiro, aquilo que mais falta lhes fazia: a alimentação. Assim é que, nestas paragens, vamos encontrar uma cozinha, rica de substâncias alimentares, simples, bem apaladadas e avidamente procurada por todos aqueles que, tendo-lhe sentido o gosto, jamais dela se esqueceram.

Por esse motivo, a Câmara Municipal da Batalha, tendo a noção de quanto significa a preservação deste bem, envidou esforços para que se faça uma recolha seleccionada de alguns dos pratos e petiscos mais representativos, e seja feita a sua divulgação, proporcionando aos apreciadores locais e aos forasteiros, a oportunidade de deleitar os palatos com requintados sabores. Assim sendo, a presente ementa, generalizada, duma ROTA GASTRONÓMICA SERRANA, iniciada em três pontos diferentes (Batalha, Fátima, Mira de Aire) converge para um local atractivo concelhio, em plena montanha: PIA D'URSO.





Feiras de teor gastronómico:

XXI FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha: 01 a 05 de Junho 2011

Evento anual organizado pela Autarquia da Batalha que, acompanhada de animação diversa, promove gastronomia e artesanato tradicionais. Neste certame fomenta-se o trabalho ao vivo de artesãos, assim como a confecção de pratos típicos do Concelho uma vez que os participantes das tasquinhas da Gastronomia são exclusivamente Associações e Colectividades do Concelho da Batalha.
(www.cm-batalha.pt | geral@cm-batalha.pt)

Festival Gastronómico do Reguengo do Fetal
Todos os anos, habitualmente em Julho, realiza-se na Praça da Fonte no Reguengo do Fetal o Festival Gastronómico. Uma excelente oportunidade para desfrutar dos sabores tradicionais da morcela branca de arroz, da chanfana, do bucho recheado e de outras especialidades locais.


Agradecimentos:
Departamento de Cultura da Câmara Municipal da Batalha

Bibliografia:
Site da Câmara Municipal da Batalha

EM CONSTRUÇÃO - O post irá sendo actualizado à medida que novas informações sejam obtidas.
Achegas e comentários, bem vindos como sempre

Sem comentários:

Enviar um comentário