segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bem Martins!



É como nas calçadas quando uma ignorada semente entre dois calhaus floresce: neste negrume de alento, nesta overdose tripartida de hipertudos, sementes casmurras e completamente esquecidas de rácios de crescimento, rentabilidades e outras financeiropornografias, criam oásis de requintes, espaços alternativos que deveriam ser a norma (mas traria tanto prazer a sua descoberta se assim fossem?) e onde se encontra tudo aquilo que gostaríamos de ver quotidianamente na nossa cozinha.

Mem Martins. Sim, Mem Martins, lá no início do IC19, terra de bela arquitectura maneirista (é uma maneira de dizer "arquitectura") e pensadas áreas públicas (ainda que esse pensamento tenha sido lobotomizado pelo caminho em nome da falta de tempo ou de dinheiros públicos ou do que quer que estivesse mais à mão para justificativa), viu nascer o mês passado um desses espaços. Insondáveis mistérios da fé no produto que se oferece e no projecto que se lança! Nada de locais na moda ou de vizinhanças colunáveis: apenas uma loja disponível com condições favoráveis e a força da convicção.

Cozinha Alternativa é o nome do projecto e João Sales o do seu mentor.



A fixar bem porque o projecto envolve muito mais do que o mais que meritório serviço público de fazer chegar às populações citadinas produtos agrícolas de qualidade



- biológicos da Horta do Adão,



tradicionais da mui nobre e sintrense Assafora, do Sr. Joaquim e da Dona Ema. Cursos de culinária, workshops, formação, planos de dieta, tudo sob o lema "Comida vital = Energia vital".

Voltemos ao produtos.












Biológicos ou de cultivo tradicional não intensivo, são um regalo para os olhos e para o palato. E surpreendentemente, neste momento de dificuldades, os preços são... justos. Sem a especulação que parece atacar muitos dos mediadores "biológicos", João Sales defende uma opção que se agradece: a de um preço que cubra os custos de produção e garanta uma margem decente sem ser exagerada para agricultores e possa ainda pagar a manutenção da loja. Nada mais.

A visitar em peregrinação porque se agradecem os sabores e estes esforços devem ser premiados por nós, consumidores agradecidos.

Cozinha Alternativa
Rua da Azenha, nº24 – C, 2725-231 Mem-Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário