quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tascas de Lisboa (I)





São anacronismos nesta Lisboa pós ASAE. As tascas, como eu ainda as conheci, de bancos periclitantes, frigideiras em constante fritura, cozinheiro de garfo em riste e avental gorduroso à cintura, de comida segura e sabores apurados por décadas de experiência, se sobreviveram à migração das populações, à cobiça dos bancos ou às modas nutricionistas, dificilmente fugirão à norma europeia, à cega e tosca aplicação da lei, à ambição policial de um qualquer funcionário fardado.

Num canto do Rossio ainda sobrevive esta, e mesmo com um vidro pelo meio, o apelo daquela frigideira, no anoitecer decrépito desta Baixa desabitada, era elevadamente tentador.

Numa tasca comi eu há um quarto de século umas iscas com elas que ainda me não abandonaram a lembrança. Muitos anos depois, passei em romaria e dei de caras com um restaurante indiano... Hoje anuncia-se italiano.

Albino Forjaz de Sampaio evocava em 1940 um passado de glória culinária deste prato tão lisboeta que fez as delícias de burgueses e populares. A prosa é tão irresistível que a transcrevo:

"(...) Ia-se às iscas. Ah! Mas não se pense que as iscas eram o que são hoje. Não. Perdeu-se a poesia das iscas. 

(...)

A casa das iscas da Travessa do Cotovelo era a mais afamada. Vastíssimo armazém, tinha ao pé da porta a chaminé onde o cozinheiro, defronte de uma enormíssima e negra frigideira de ferro, armado de um comprido garfo também de ferro, revolvia no molho as ultrafinas fatias do saboroso fígado. O cozinheiro era sempre galego, conhecido em calão por frege-moscas, e o segredo da sua preparação culinária, quanto a nós, devia-se a dois factores especialmente: primeiro, à espessura quase inverosímil da isca. Espessura negativa, que exigia na sua confecção adestramento e faca; segundo, a que nunca se lavava a frigideira a não ser de anos em anos, quando os cozinheiros iam à terra, para deixar malparados os créditos do substituto.

Com banha de porco e baço raspado, as iscas saídas do alguidar onde estão de molho em vinagre, sal, pimenta, louro e alho, saltam na ponta do garfo e espalham-se na frigideira. O fígado penetra-se do gosto dos condimentos e abre num cheiro maravilhoso. Nos primeiros tempos, o garfo e a faca de ferro dos fregueses eram pregados à mesa, umas enormes e compridas mesas, servidas por um banco único de cada lado onde se entrava ou pelo princípio  ou passando a perna. Os pratos das iscas eram típicos e próprios, pequenos, de louça ordinária, e parece mesmo que só comidas neles, com a faca e o garfo próprios, de ferro tosco, elas têm o seu verdadeiro sabor. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário