CONFRARIA GASTRONÓMICA DO DÃO
Desde 08 de Abril de 1997.
Objectivos: Promover o levantamento e a investigação do Património Gastronómico Português, nomeadamente a da Região do Dão, sem contudo se opor à evolução natural da mesma, nos seus múltiplos aspectos: receituário, história, relação da gastronomia com o artesanato, a arte, a ciência e a literatura. Promover a realização de Encontros e Convívios Gastronómicos assegurando a genuinidade dos produtos e a sua confecção.
Apartado 2056, 3501-909 Viseu ; Tel. 232437626
CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DA REGIÃO DE LAFÕES
Desde 20 de Dezembro de 1996.
Objectivo: Defesa e divulgação de receitas tradicionais.
Largo Conde Ferreira, 3670-247 Vouzela ; Telef e Fax: 232772756 ; mestervargas@yahoo.es
Desde 19 de Abril de 2002.
Objectivos: Promover, divulgar e preservar o património gastro – enófilo da Beira nas suas diversas componentes pugnando pela genuinidade da culinária autóctone e pela autenticidade dos vinhos e bebidas espirituosas e bem assim valorizar os usos e costumes tradicionais beirões.
Av. Calouste Gulbenkien, 22 r/c, 3510-055 VISEU ; Tel. 917601211 ; confraria.graovasco@sapo.pt ; http://graovascoconfraria.blogspot.com/
CONFRARIA GASTRONÓMICA O RABELO
Desde 26 de Maio de 2005.
Objectivos: Defesa, divulgação e valorização da gastronomia das espécies piscícolas, cinegéticas e outras autóctones e do património social e cultural do Rio Douro.
São Xisto - Vale da Figueira, 5130-466 São João da Pesqueira ; Fax: 234841747
Desde 27 de Abril de 2006.
A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo tem como objectivo a divulgação e conservação do seu património gastronómico em especial o Cabrito, desenvolver e difundir o nome Serra do Caramulo nos aspectos gastronómicos, turísticos, culturais e sociais.
Rua Miradouro, 149, Casa da Leira - Janardo, 3475-037 Caramulo ; confcabrito.caramulo@sapo.pt
CONFRARIA GASTRONÓMICA DA MAÇÃ PORTUGUESA
Desde 10 de Março de 2008.
A confraria constitui-se com um forte e decisivo pólo dinamizador, da produção de maçã, do seu consumo e da gastronomia da região, com as seguintes atribuições:
1. Estabelecer ligações com produtores, restaurantes, agentes económicos, entidades privadas e outras confrarias ligadas à Gastronomia;
2. Promover uma sã e frutuosa colaboração com instituições, organismos, serviços públicos, cooperativas que intervêm no sector da gastronomia e outras ligadas a produção e defesa da maçã e sua divulgação, no país e no estrangeiro – designadamente no que respeita aos interesses dos associados;
3. Promover e apoiar a valorização dos conhecimentos dos seus associados, nomeadamente através da formação profissional.
4. Fomentar o consumo da maçã nacional, e seus derivados aliado aos produtos regionais de qualidade e seus derivados, junto dos seus associados e da comunidade em geral.
5. Contribuir para o estudo, avaliação, definição e implementação das grandes linhas orientadores das políticas económicas e culturais da fileira da maçã direccionadas para a gastronomia e desenvolvimento regional.
6. Apoiar a criação e realização da rota da maçã do ponto de vista gastronómico;
7. Promover a apoiar medidas associativas que promovam o convívio a solidariedade e o bom relacionamento entre os seus associados;
8. Promover acções de formação nos vários campos, com o apoio institucional para tal vocacionado;
9. Colaborar com entidades certificadoras dos produtos regionais;
10. Afixar por um período de um ano o distintivo da confraria, premiando cozinheiros e unidades hoteleiras e de restauração com o certificado “Amigo da confraria Gastronómica da Maçã” feito através de concurso anual, homenageando e recomendando assim estabelecimentos, que comprovadamente dignifiquem a divulgação e consumo da maçã.
11. Publicitar artigos de investigação e divulgação, nos meios de comunicação social:
12. Promover ou organizar mostras, encontros e concursos de gastronomia tendo por base a maçã e seus derivados.
Central de Camionagem, 3620-308 Moimenta da Beira ; ana.afbeiratavora@sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário