Ah, a beleza das coisas simples!
Já aqui mencionei a página de David de Jorge e a sua colaboração com o grande Martin Berasategui, fixada nos regulares videos que nela são publicados. Um destes dias preparavam um sopa de batata ligeiramente diferente da que eu me habituei a fazer, com a recomendação expressa de que todos a deveriam experimentar. A mim, que nem em pequenino tragava de bom grado sopas de leite, a substituição da água por leite fez-me hesitar um pouco... Mas lá segui o conselho e acabei por fazê-la hoje para uma roda de amigos, como sempre adaptando a memória às disponibilidades presentes e sensibilidade do momento.
É um sucesso garantido, de bem que sabe.
SOPA DE BATATA
500 gr batatas
3 cebolas
1 litro de leite
1 pacote pequeno de natas
azeite, sal e pimenta
100 gr bacalhau fumado
100 gr atum fumado
1. Cozer as batatas com casca. Picar as cebolas.
2. Descascar as batatas e cortar em cubos. Suar as cebolas em azeite, tendo o cuidado de não as refogar - devem ficar bem impregnadas e translúcidas. Acrescentar as batatas e cobrir com o leite. Deixar ferver em fogo brando durante 10 minutos. Triturar com a varinha mágica.
3. Acrescentar as natas e temperar, sendo liberal na pimenta e prudente no sal. Deixar ferver mais 1 a 2 minutos. Está pronto.
4. Cortar bacalhau e atum em pedaços pequenos e colocar num prato. Cada conviva usará a combinação e quantidades a gosto.
Nota: Cebolinho picado tem mesmo ar de casar muito bem com tudo isto. Não tinha.
Receita muito promissora :)
ResponderEliminarUma pergunda: onde poderei encontrar o bacalhau e atum fumados?
Obrigada!
No supermercado do El Corte Ingles de certeza (foi onde os comprei). Nos hipers, é possível, penso que já os terei visto por lá mas não tenho a certeza. São vendidos como o salmão fumado, em embalagens de 100 gramas e estão junto aos enchidos/patés & etc colocados na zona dos frios.
ResponderEliminar