domingo, 5 de fevereiro de 2012

Portugal Gastronómico: Monchique, receitas


Pratos típicos característicos do concelho, tal como estão publicados no site da Junta de Freguesia de Monchique  e no site da Câmara Municipal



Assadura
Carne magra s/ osso tipo febras; Azeite; Salsa; Alho; Limão ou Vinagre; Piri-piri.

Assa-se a carne no espeto, corta-se em bocadinhos pequenos e tempera-se com azeite, limão ou vinagre, alho cortado miúdo, salsa e piri-piri a gosto. Serve-se numa vasilha maior de onde se tira para pratinhos e come-se acompanhando com pão, o mais caseiro possível.


"Besnegas" - Bisnagas
Bisnagas de porco (glândulas parótidas, salivares e outras da região maxilar); Bocadinhos de carne magra sem osso; Sal; Alho; Piri-piri.

As bisnagas são fritas em banha, juntamente com a carne, uma pitada de sal, alho picado e piripiri. Servem-se com a gordura onde fritaram, geralmente dentro de um tacho de arame onde foram cozinhadas. Este petisco constitui vulgarmente a segunda merenda das matanças a seguir às filhoses com café.


Caldo Mouro
Água; Sal; Salsa; Farinha de Milho; Louro; Cebola; Cominhos

O Caldo Mouro resulta da cozedura dos molhos, das morcelas e das morcelas de farinha, depois de poder ser aproveitado para fazer papas moiras, destemperando-o com água, em igual proporção à do caldo, e adicionando aos poucos farinha de milho, enquanto se mexe com uma colher de pau.


Couve à Monchique
Couves (brancas); Batatas (brancas e doces); Carne de porco (c/ osso, toucinho, papada); Morcela;  Molho; Morcela de farinha; Azeite

Neste prato são as carnes que cozem primeiro, se for em fogo de lenha tanto melhor até porque a cozedura deve ser a fogo lento. Quando as carnes estiverem quase cozidas junta-se lhe a couve, previamente cortada em bocados não muito grandes e acompanhada por um fio de azeite. Os enchidos são adicionados quando a couve já se apresentar murcha pelo efeito da cozedura, que se mantém em lume brando por mais alguns minutos.

Feijão com Arroz
Cebola; Tomate; Alho; Salsa; Azeite; Feijão catarino; Arroz; Carne magra e gorda; Molho; Chouriça; Morcela.

Para confeccioná-lo coze-se o feijão, demolhado de véspera, com um fio de azeite, cebola picada, alho picado, um raminho de salsa e uma pitada de sal. Ao lado, em separado, cozem as carnes, que passaram a noite no sal. Quando estiverem quase cozidos, carnes e feijão, juntam-se no mesmo tacho, onde passados alguns minutos e já com fervura se deitam o arroz e os enchidos.


Feijão com Couve
Feijão catarino; Couves de repolho; Batatas ; Carnes de Porco; Toucinho; Morcela; Molho; Chouriça; Cominhos; Alho; Cebola; Cenouras; Azeite

O feijão vai ao lume com um fio de azeite, a cebola e o alho, ambos picados. Enquanto isso a carne coze em separado. Com as carnes e o feijão quase cozinhados, junta-se tudo e adicionam-se, a couve, cortada aos bocados, as batatas, as cenouras e os enchidos. Remata-se com uma pitada de cominhos e deixa-se a cozinhar.


Grão com Arroz
Grão de bico; Arroz; Carnes de porco para cozer c/ osso; Entremeada; Toucinho; Molho; Chouriça; Morcela; Hortelã.

O grão é demolhado de véspera e cozido separadamente das carnes, também com um fio de azeite. Quando estiverem quase cozinhados, grão e carnes, juntam-se para a cozedura de alguns minutos, após o que lhes são adicionados, massa, os enchidos e a hortelã.


Grão com Massa
Grão de bico; Massa "cotovelo"; Carne de porco para cozer c/ osso; Entremeada; Toucinho; Molho; Chouriça; Hortelã

Assim como o feijão, o grão é demolhado de véspera e cozido separadamente das carnes, também com um fio de azeite. Juntam-se às carnes quando estas estiverem quase cozidas. Passados alguns minutos são adicionados, a massa, os enchidos e a hortelã.


Papas de Milho
Água; Farinha de milho; Azeite; Sal q.b.

Num tacho com água vai-se juntando lentamente a farinha mexendo sempre. Quando estiver grosso adiciona-se o azeite e o sal. Deixa-se cozer durante 1 hora.


Tiborna
Pão caseiro quente; Dentes de alho pisados; Azeite; Sal grosso; Sumo de laranja

Num prato raso colocam-se alhos pisados, o azeite, o sumo de laranja e o sal. Com a mão parte-se o pão ainda quente e molha-se no preparado.


DOÇARIA

Bolo de Amêndoa e Gila


Ingredientes:
Ovos inteiros; Açúcar; Amêndoa; Gila; Fermento; Raspa de limão; Chocolate, q.b.

Preparação:
Mistura-se o açúcar, a amêndoa, a farinha, a gila, a manteiga, o fermento, a raspa de limões e os ovos inteiros. Mexe-se os ingredientes, depois junta-se chocolate e nozes partidas com a mão. Vai ao forno em forma untada com margarina e forrada com papel vegetal.


Bolo de Tacho / Maio


Ingredientes:
Farinha de milho; Erva-doce em grão; Erva-doce moída; Café forte; Banha ou margarina; Farinha de trigo; Aniz ou aguardente; Sal; Casquinhas de limão; Azeite; Cacau; Chocolate; Canela; Mel; Açúcar

Preparação:
De véspera faz-se um chá com erva-doce em grão e umas casquinhas de limão. Com este chá e o café escalda-se a farinha, juntando de seguida o mel, a banha, o açúcar e o azeite. Mistura-se tudo muito bem. No dia seguinte, junta-se o resto do chá e o resto dos ingredientes. A massa deve ficar brandinha. Deita-se em tachos untados com banha e um pouco de azeite e vai a cozer em forno bem quente, durante cerca de 2 horas.


Bolo de Torresmos

Ingredientes:
Massa de pão; Torresmos; Banha q.b.

Preparação:
Juntam-se os torresmos à massa de pão e amassa-se muito bem. Moldam-se pequenos bolos que se deixam repousar durante meia hora. Depois levam-se a cozer em forno bem quente, de preferência em forno de lenha.


Dom Rodrigo

Ingredientes:
Fios de ovos; Doce de ovos com amêndoa; Açúcar para polvilhar

Preparação:
Com as mãos humedecidas, separe pequenas porções de fios de ovos. Ajeite-os, formando rolos com uma cavidade. Aí, deite uma colher de doce de ovos com amêndoa. Puxe os fios de ovos, tapando o doce.
Repita esta operação até os dois ingredientes acabarem. Deite numa frigideira de ferro 1 colher de calda dos fios de ovos. Aqueça bem e disponha os docinhos lá dentro.
Cozinhe em lume brando até alourarem bem, virando-os com cuidado para dourarem por igual.
Deixe arrefecer, ajeite os doces e polvilhe-os com açúcar misturado com canela. Envolva-os em papel prateado.


Filhós de Morte Porc'

Ingredientes:
Farinha de trigo; Água; Sal q.b.; Um pouco de fermento inglês; Batatas-doces cozidas e raladas; Ovos inteiros; Cálice de aguardente de medronho; Sumo de laranja; Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Amassa-se tudo junto como se fosse massa do pão e deixa-se levedar durante algumas horas.
Coloca-se uma frigideira com óleo ao lume e molhando as mãos em água, para que não se agarre, estende-se a massa formando as filhós que se põem a fritar.
Servem-se polvilhadas com açúcar e canela.


Folar

Ingredientes:
Farinha; Manteiga; Açúcar; Ovos; Leite; Massa de pão; Canela em pó e em racha, q.b.; Sal, q.b.; Erva-doce, q.b.; Casca de limão

Preparação:
Faça um chá com erva-doce, casaca de limão e a canela em racha. Junte a massa do pão com o leite, um pouco de chá e a farinha e amasse tudo.
Em seguida acrescente o açúcar, a manteiga, o sal, a canela em pó e por fim os ovos.
Volte a amassar e deixe crescer durante algum tempo. Depois de levedada, tenda os folares e ponha-os em tabuleiros polvilhados com farinha.
Guarneça os folares com ovos cozidos ( cuja água de cozedura leva casca de cebola para tornar os ovos escuros) que se cobrem com tiras de massa cruzadas.
Barre os bolos com gema de ovo e leve ao forno de lenha a cozer.


Fritos

Ingredientes:
Ovos; Sumo de laranja; Cálice de aguardente de medronho; Farinha de trigo q.b.; Óleo para fritar

Preparação:
Juntam-se os ovos, o sumo de laranja e a aguardente de medronho com a farinha suficiente para engrossar a mistura de modo a ganhar consistência para se poder amassar.
Amassa-se muito bem com o azeite, que se vai acrescentando aos poucos.
A massa estará pronta para estender com o rolo quando fizer bolhas de ar ao cortar com uma faca. Estende-se a massa bem fina e corta-se em tiras que se fritam em óleo quente.
Polvilham-se com açúcar.


Pastéis de Batata-Doce

Ingredientes para a massa:
Farinha de trigo; Azeite; Um pouco de água morna; Sal; Óleo q.b.; Gemas de ovo; Banha

Ingredientes para o recheio:
Batatas-doces q.b.; Açúcar q.b.; Canela q.b.; Raspa de limão

Preparação da massa:
Junta-se a farinha, as gemas, o azeite, a banha com um pouco de água morna e vai-se amassando até formar uma massa consistente.
Trabalha-se a massa sovando-a muito bem com azeite e deixa-se descansar durante meia hora.
Por fim estende-se essa massa com a ajuda de um rolo e colocam-se sobre ela colheradas de recheio.
Dobra-se a massa de modo a cobrir o recheio e cortam-se com a cortilha (ou copo) pequenas meias luas que vão fritar em óleo.

Preparação do recheio:
Cozem-se as batatas-doces e ralam-se. Junta-se-lhes o açúcar, a canela e a raspa de limão e leva-se ao lume mexendo sempre com uma colher de pau até os ingredientes estarem bem ligados.


Pudim de Mel

Ingredientes:
Ovos; Mel puro; Manteiga; Aguardente; Pitada de baunilha; Limão

Preparação:
Bata as gemas com o mel.
Junte-lhe a manteiga amolecida, a aguardente, a baunilha e as raspas de casca do limão.
Misture muito bem e incorpore à mistura as claras batidas em castelo firme.
Deite o preparado numa forma de pirex untada com manteiga.
Leve ao forno (pré-aquecido) durante cerca de 45 minutos.
De preferência, sirva no mesmo recipiente.

2 comentários:

  1. Tantas receitas para me perder!! Bem propícias a tempos gélidos como estes que passamos! Todas anotadas! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. De nada! Mérito todo da autarquia - se ao menos todas as outras a copiassem...

    ResponderEliminar