quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A propósito da crise

Em resposta ao João Pedro:

"Criado em 1994 pelo SESC São Paulo, e ampliado para todo o Brasil em 2003 pelo Departamento Nacional do SESC, o Mesa Brasil SESC é uma iniciativa permanente de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Tem por objetivo contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos e da má alimentação, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam alimentos e instituições que recebem essas doações. Junto às instituições sociais beneficiadas, desenvolve uma série de atividades educativas sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício de alimentos.

Quando se fala em aproveitar, não desperdiçar, ou não desprezar alimentos, utilizam-se conceitos que, se bem compreendidos, podem se transformar em atitudes. Atitudes estas que agregarão valor nutricional às refeições preparadas. Uma boa cozinha é aquela na qual nada é desperdiçado. Às vezes não percebemos, mas na nossa cozinha há muita coisa indo para o lixo sem necessidade (...)

Com o objetivo de intensificar as ações educativas já desenvolvidas junto às instituições sociais credenciadas no Mesa Brasil SESC SP, especialmente aquelas relacionadas ao aproveitamento integral dos alimentos, o SESC São Paulo, em parceria com a Arno, por meio do seu Projeto de Responsabilidade Social, iniciou uma série de oficinas culinárias para o desenvolvimento de novas receitas com o aproveitamento integral de alimentos. Dentro deste contexto, e com o objetivo de motivar ainda mais a prática do aproveitamento integral, foi lançado o Festival de Receitas, envolvendo as instituições sociais participantes destas oficinas.

As receitas enviadas por manipuladores de alimentos e equipes de cozinha dessas instituições sociais foram analisadas sob os critérios de aproveitamento integral, criatividade, economia, valores nutricional e calórico, apresentação visual, características sensoriais e facilidade de preparo. Dez receitas foram premiadas, e o conjunto das 29 receitas enviadas deu origem a esta publicação (...)"


Cocada de Beterraba com Cenoura
Ingredientes do suco
6 cenouras
8 beterrabas
1 litro de água
Açúcar a gosto
Modo de preparo do suco
Coloque no liquidificador a cenoura, a beterraba e a água e bata. Em seguida peneire a mistura e reserve as fibras que ficarem na peneira. Suco: No líquido que é retirado, colocar mais água (cerca de 500ml) e adoçar a gosto.

Ingredientes para a cocada
1 pacote de 100 gramas de coco ralado
1 kg de açúcar (aproximadamente)
Fibras reservadas
Modo de preparo da cocada
Coloque os ingredientes em uma panela em fogo médio. Cozinhe, mexendo sempre até que a cocada desprenda do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Modele as cocadas com uma colher ou com as mãos.


O caderno com todas as receitas pode ser descarregado aqui.

Bisbilhotando o acervo da página, ainda se descobrem mais colectâneas. Não resisto a transcrever esta:

Bife de casca de banana
Ingredientes
• Cascas de 6 bananas maduras
• 3 dentes de alho
• 1 xícara de farinha de rosca
• 1 xícara de farinha de trigo
• 2 ovos
• Sal a gosto
Modo de Preparo
Higienizar as cascas das bananas e lavar em água corrente. Cortar as pontas. Retirar as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amassar o alho e colocar numa vasilha junto com o sal. Colocar as cascas das bananas nesse molho. Bater os ovos como se fosse omelete. Passar as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, seguindo sempre esta ordem. Fritar as cascas em óleo bem quente. Deixar dourar dos dois lados. Servir quente


Descarregar aqui. E ainda aqui.

1 comentário:

  1. Mais que receitas, isto é o verdadeiro serviço de utilidade pública.

    ResponderEliminar